quinta-feira, 30 de abril de 2015

Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos


Foi publicado o parecer CEE 56/15 - que aprova, com fundamento na Deliberação CEE 99/2010, o pedido de Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos, oferecido pela FATEC Diadema, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, pelo prazo de três anos.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

5º sem.: Nova etapa do Trabalho de Graduação.

Alunos do 5º semestre: 
Iniciamos agora a confecção do Projeto do Trabalho de Graduação. 
Abaixo há os elementos deste Projeto que terá dois momentos de entrega, em 08 de maio e em 12 de junho. A diferença entre os trabalhos a serem entregues é o estágio da pesquisa, portanto, tentem crescer a cada dia em direção ao objetivo delimitado por cada um de vocês. 
Bom trabalho!

O Projeto de Trabalho de Graduação compreende uma das fases da pesquisa.
Os elementos abaixo assinalados foram elaborados a partir da NBR 15287 da ABNT a qual trata de “Projeto de Pesquisa” (Válida a partir de 2011). Segundo a norma em questão, o texto deverá ter as seguintes partes:

1.3.a. A estrutura formal do Projeto de Trabalho de Graduação.
Elementos pré-textuais (contar, mas não numerar):
Capa
Folha de rosto.
Lista de ilustrações (não é obrigatória)
Lista de tabelas (não é obrigatória)
Lista de abreviaturas e siglas (não é obrigatória)
Lista de Símbolos (não é obrigatória)
Sumário
Elementos textuais:
Parte introdutória
Apresentação do tema do projeto e do problema a ser abordado.
Hipóteses (quando couberem)
Objetivos
Justificativa
Desenvolvimento: Estrutura do Trabalho
Referencial Teórico
Metodologia
Recursos
Cronograma do projeto
Resultados Esperados e/ ou obtidos
Elementos pós-textuais:
Referências bibliográficas
Glossário (não é obrigatório)
Apêndice (não é obrigatório)
Anexos  (não é obrigatório)
Índice (não é obrigatório)

1.3.b. Explicação dos elementos do Projeto de Trabalho de Graduação.

1- Parte introdutória/ Apresentação:
Esta parte do projeto deve apresentação sintética da questão, com o objeto de pesquisa, como ele se coloca (sua gênese e antecedentes). Observar também como o objeto foi problematizado e, consequentemente, porque ele ainda precisa ser pesquisado (finalidade do trabalho). Além disso, quais hipóteses serão levantadas para resolver o problema e com quais elementos teóricos se pode contar.
É importante saber delimitar e circunscrever o tema para uma melhor realização da pesquisa (observando o objeto e o problema da pesquisa).
Por fim, observar se o tema está adequado às ideias de Inovação do setor.

Hipóteses e Objetivos:
Os objetivos explicam a finalidade do Projeto, o que se pretende realizar. A qual pergunta o projeto visa responder.
Objetivo geral: visão global e abrangente do tema. O que se pretende alcançar com a pesquisa.
Objetivos específicos: caráter mais concreto. Possibilita atingir o objetivo geral e aplicar este a situações particulares.
Os objetivos devem ser escritos com verbos no infinitivo e cada objetivo deve estar claramente definido e delimitado.
Observar se o problema significa a lacuna do conhecimento ou um conhecimento já existente que se estudará a luz de novas teorias ou métodos, propondo-se um novo recorte.
Analisar as hipóteses (possíveis respostas) avançadas para a solução do problema.

Justificativa:            
Adiantar a importância e relevância do projeto e a contribuição que se espera dar com os resultados da pesquisa, “justificando-se assim a relevância e a oportunidade de sua realização, mediante o desenvolvimento do projeto.” (SEVERINO, 2007, p. 130).
É o local em que se expõe de maneira sucinta, porém completa, as razões de ordem teórica e os motivos de ordem prática que tornam importante e relevante a realização da pesquisa.
A pesquisa pode trazer contribuições de ordem teórica: importante colocar o estágio em que se encontra a teoria acerca do tema e as contribuições teóricas que a pesquisa pode trazer.
Observar ainda se o projeto demonstra algum grau de transformação da realidade, elemento essencial para Inovação: o projeto é ecologicamente correto (sustentabilidade), socialmente justo (relevância social) e economicamente viável.
         Não procura explicitar o referencial teórico, mas apenas ressaltar a importância da pesquisa no campo da teoria (não se faz aqui, portanto, a revisão da bibliografia e, deste modo, não há citações).

2 - Desenvolvimento: Estrutura do Trabalho
Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método.
Referencial teórico (revisão bibliográfica/ revisão da literatura).
Neste momento, cabe ao autor referir-se a estudos anteriores já feitos sobre o tema e assinalar as contribuições almejadas: “É o que se denomina de revisão de literatura, processo necessário para que se possa avaliar o que já se produziu sobre o assunto em pauta, situando-se, a partir daí, a contribuição que a pesquisa projetada pode dar ao conhecimento do objeto a ser pesquisado.” (SEVERINO, 2007, p. 130).
Deve-se observar também se a pesquisa bibliográfica agiu de maneira quantitativa e qualitativa.

Metodologia
Como? Com quê? Onde? Quando?
A Metodologia é a descrição do caminho de investigação a ser percorrido e do instrumental a ser utilizado. Destacando-se as fontes com que o pesquisador poderá contar e os Procedimentos Metodológicos experimentais.
Com referência à natureza das fontes, destacamos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a pesquisa experimental e a pesquisa de campo.
- pesquisa bibliográfica: documentos impressos como livros, artigos, teses etc.
- pesquisa documental: documentos impressos sentido mais amplo: jornais, fotos, filmes, gravações, documentos legais – textos sem tratamento analítico.
-pesquisa experimental: manipulação experimental, pesquisador seleciona determinadas variáveis e testa suas relações funcionais, utilizando formas de controle.
- a pesquisa de campo: coleta de dados é feita nas condições naturais, sem a intervenção e manuseio por parte do pesquisador.

Ainda temos a pesquisa participante (observa as manifestações do sujeito e as situações vividas), pesquisa-ação (visa compreender e intervir na situação com vistas a modificá-la), estudo de caso (estuda um caso representativo de um conjunto de casos análogos), análise de conteúdo (análise de informações de um documento, trata-se de compreender criticamente o sentido oculto ou manifesto das comunicações).
Além disso, toda pesquisa pode ter uma abordagem quantitativa ou qualitativa; e, no que concerne aos objetivos, a pesquisa pode ser exploratória (busca levantar informações), descritiva ou explicativa (registra e analisa os fenômenos estudados, buscando identificar suas causas).

Cronograma do projeto:
Organizar atividades a serem realizadas e delimitar o tempo de conclusão do trabalho. Observar as etapas do processo e as atividades a serem realizadas distribuindo-as conforme o tempo disponível, inclusive para a redação final.

Resultados Esperados e/ ou obtidos:
Os Procedimentos experimentais devem ser observar: datas, prospecção de gastos e posterior escrita de relatórios.
As pesquisas experimentais, assim como a pesquisa bibliográfica, poderão fazer com que ideias sejam abandonadas e/ ou acrescentadas.
Os Relatórios parciais devem fazer parte deste momento do projeto.
Os resultados devem ser apontados, analisados e discutidos.

3- Conclusão
Parte final do texto, onde o conteúdo corresponde aos objetivos ou hipóteses propostos para o desenvolvimento do trabalho.

Referências bibliográficas:
A bibliografia pode e deve ser ampliada em todos os passos da pesquisa.                                                                      

Todas as referências devem ser citadas de acordo com a ABNT (NBR 6023).

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Programa de Bolsas de estudo no exterior.


California State University, Northridge - Home

 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO REFERENTE AO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS NO EXTERIOR. São elegíveis aos programas de bolsas os alunos regularmente matriculados a partir do 4º semestre. 

Caro(a) aluno(a),
Informamos aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o programa de bolsas parciais de estudos na University of La Verne – Estados Unidos – www.laverne.edu.
Trata-se de uma Instituição de Ensino tradicional, privada e sem fins lucrativos com interesse em atrair alunos de países emergentes. As bolsas de estudos referem-se aos programas de férias e correspondem a 70% de redução sobre o custo normal do curso, além de subvenções na hospedagem. O objetivo destes programas é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos em Administração de Empresas e suas áreas de interesse, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional - objetivos relevantes para jovens profissionais de hoje.
Programas disponíveis: Strategy & Marketing, Finance & Accounting, Leadership & Human Asset Management, Contemporary Topics in Public Administration. Para alunos que desejam se desenvolver apenas no idioma inglês, dispomos do programa Business English – First Lessons.
Adicionalmente, a Califórnia State University – Estados Unidos – www.csun.edu, oferece bolsas para o curso Communication Design & Innovation.

Os cursos têm as seguintes características:
- Duração: 3 semanas em janeiro ou julho com aulas e atividades em período integral
- Idioma: integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível básico para o programa “Business English – First Lessons” e nível intermediário para os demais programas.
- Processo seletivo de bolsas de estudos: os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas, que representam um desconto de 70% sobre o valor do programa. Os alunos selecionados terão também acesso a subvenções para passagens aéreas e hospedagem.
Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço eletrônico  profricardobritto@gmail.com até o dia 26 de Abril. Enviaremos folders eletrônicos com o descritivo detalhado do programa e todas as informações cabíveis, além do formulário específico para solicitação de bolsa de estudos.

Atenciosamente,
Prof. Ricardo Britto -  profricardobritto@gmail.com
Doutor em Administração pela FEA/USP
Representante da University of La Verne e Califórnia State University

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Fatec no Seminário de Inovação no CRQ


No dia 05 de março de 2015 o CRQ realizou o 1º Seminário de Inovação em suas dependências.  Alguns alunos da Fatec de Diadema foram contemplados com bolsas oferecidas pelo próprio CRQ à nossa instituição. Abaixo, colocamos depoimentos de alunas que participaram do evento e orientamos a todos que desejarem o material das apresentações que o requisitem à professora Fernanda Verdasca Botton (fatec.cosmeticos@gmail.com).


"As apresentações serviram para me inspirar: ver como se vestir, comportar, falar e agir. Presenciar estilos de oratória e como responder perguntas. No geral as palestras foram significativas. Aprendemos sobre Patentes, Perfumaria, Inovação de Produto, Modelo Pipeline (organização de ideias), Estudo de Caso sobre a trajetória de lançamento de um produto e Reflexões sobre o mercado de Cosméticos e Químicos. Este seminário serviu também para dar um "up" durante uma entrevista de emprego. Estavam lá a ilustríssima Inês Harris (como expectadora), o presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia (como palestrante) e muitos doutores e mestres que atuaram e atuam em grandes empresas. Deixo aqui como sugestão que oportunidades como essa se estendam a todos os alunos da FATEC..." (Flavia Yuri)

 “Conhecer a instituição do CRQ4 e ter o privilégio de participar do Seminário de Inovações na presença de grandes nomes da área cosmética foi uma oportunidade para poucos alunos da FATEC Luigi Papaiz, infelizmente. Porém, uma grande experiência para os selecionados. Fomos muito bem recepcionados e direcionados. As palestras abordaram temas já conhecidos e novas perspectivas, trazendo-nos outras visões e incentivos. Pudemos entender um pouco mais sobre inovações de mercado, patente, processos industriais para a seleção de uma ideia... vendo quase tudo como um diferencial competitivo. Além de tudo fomos incentivados a não desistir, independente das dificuldades encontradas no caminho. Acredito que todos que estiveram presentes naquele momento, tanto palestrando quanto assistindo, tiveram que enfrentar obstáculos para chegar onde chegaram, e além de compartilhar as experiências vividas ao longo da carreira nos ensinaram coisas e pensamentos novos. Foi realmente proveitoso, e acredito que o curso pode ajudar o meu desenvolvimento profissional. Espero poder ter novas experiências como essa!” (Carol Hoppe)


"Participar das palestras do CRQ foi muito importante para complementar e conhecer amplamente como o mercado de cosméticos funciona. As palestras só reforçaram a ideia de que a todo o momento precisamos de inovações: é necessário estar atento a todas as tendências mundiais, conceituar as melhores ideias de projetos, fazer ações métricas do benefício (retorno do investimento) e captar rapidamente e de modo eficaz a necessidade dos clientes. Além disso, temos que estar abertos a diferentes fontes de ideias, ou seja, ouvir as ideias dos consumidores, colegas de trabalho, familiares e amigos... E para ser criativo e ter diferentes inspirações é necessário sair da rotina, ler constantemente, viver experiências diferentes e ser visionário. Fazer hoje, inovar hoje! Vamos inovar?” (Andreza Rodrigues Ueoka).