sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Reunião da APL na Fatec de Diadema


Prof. Renato Moraes Poli USP parceiro do APL de Cosméticos de Diadema e região, com FATEC, CIESP e ABIHPEC. 

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

RESPONSABILIDADE PÓS-CONSUMO NO ESTADO DE SÃO PAULO


RESPONSABILIDADE PÓS-CONSUMO NO ESTADO DE SÃO PAULO

nova regulamentação para coleta / retorno de embalagens de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos em sp
A Resolução SMA/SP nº 45, de 23 de junho de 2015, poderá impactar diretamente os seus negócios e o dia-a-dia da sua atividade empresarial e industrial.

O QUE É?
A recente medida do governo de SP (Resolução SMA/SP nº 45, de 23 de junho de 2015) definiu as diretrizes para implementação efetiva da logística reversa: coleta e retorno dos produtos e embalagens de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no Estado de São Paulo, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos e de responsabilidade das empresas.

“ ... a CETESB exigirá o cumprimento desta Resolução como condicionante para emissão ou renovação da licença de operação. ”

COMO ESSA MEDIDA IMPACTA A SUA EMPRESA?
Além das responsabilidades gerais já previstas na legislação ambiental em vigor, a Resolução SMA nº 45 obriga os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes dos produtos a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, e determina que a CETESB exija o cumprimento dessa Resolução como “condicionante” para emissão ou renovação da licença de operação do estabelecimento. Portanto, o descumprimento do disposto nessa Resolução pode inviabilizar o funcionamento da sua empresa e indústria, com sérias consequências para o seu negócio.





DMPF - LOGO VERTICAL - TIF
COMO IMPLEMENTAR A LOGÍSTICA REVERSA NA SUA EMPRESA?
A forma mais segura, com baixos custos e preferencialmente indicada na Resolução SMA nº 45, é integrar a sua empresa dentro dos programas de logística reversa implementados pela entidade representativa do seu setor.
“Os sistemas de logística reversa deverão ser, preferencialmente, implementados por meio de entidade representativa do setor ...”No segmento de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos as duas entidades representativas - ABIHPEC e SIPATESP - vêm desenvolvendo, há mais de nove anos, um programa específico de logística reversa já amplamente adotado e aceito pelas empresas do setor e entidades públicas, inclusive com o reconhecimento do governo de SP: é o “Programa Dê a Mão Para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda.


COMO INTEGRAR A SUA EMPRESA NO “PROGRAMA DÊ A MÃO PARA O FUTURO” DA ABIHPEC/SIPATESP?
Basta entrar em contato com a ABIHPEC/SIPATESP por meio das indicações ao lado. Associando a sua empresa você poderá incluí-la no Programa de Logística Reversa do setor. Assim, você poderá regularizar a sua empresa e ficar de bem com o meio ambiente.


Contato

e-mail:
Telefone: +11 3372-9899