sexta-feira, 27 de março de 2015

Alunos do 5º e 6º semestres: nova etapa do Trabalho de Graduação!





Etapa 02: FETEPS (Feira Tecnológica Paula Souza):
            Datas de entrega: 
sexto semestre: 01/abril
quinto semestre: 09/abril

Capa e folha de rosto do trabalho.
1. Resumo
2. Justificativa
3. Objetivos
4. Metodologia
5. Conhecimento científico do problema (Elementos pesquisados).
6. Cronograma.
7. Diário de aprendizagem (Diário de Bordo)
8. Fontes consultadas



- mais detalhes, consultar: www.feteps.com.br

Elementos explicativos:
Hipóteses e Objetivos:
Os objetivos explicam a finalidade do Projeto, o que se pretende realizar. A qual pergunta o projeto visa responder.
Objetivo geral: visão global e abrangente do tema. O que se pretende alcançar com a pesquisa.
Objetivos específicos: caráter mais concreto. Possibilita atingir o objetivo geral e aplicar este a situações particulares.
Os objetivos devem ser escritos com verbos no infinitivo e cada objetivo deve estar claramente definido e delimitado. ?
Observar se o problema significa a lacuna do conhecimento ou um conhecimento já existente que se estudará a luz de novas teorias ou métodos, propondo-se um novo recorte.
Analisar as hipóteses (possíveis respostas) avançadas para a solução do problema.

Justificativa:            
Adiantar a importância e relevância do projeto e a contribuição que se espera dar com os resultados da pesquisa, “justificando-se assim a relevância e a oportunidade de sua realização, mediante o desenvolvimento do projeto.” (SEVERINO, 2007, p. 130).
É o local em que se expõe de maneira sucinta, porém completa, as razões de ordem teórica e os motivos de ordem prática que tornam importante e relevante a realização da pesquisa.
A pesquisa pode trazer contribuições de ordem teórica: importante colocar o estágio em que se encontra a teoria acerca do tema e as contribuições teóricas que a pesquisa pode trazer.
Observar ainda se o projeto demonstra algum grau de transformação da realidade, elemento essencial para Inovação: o projeto é ecologicamente correto (sustentabilidade), socialmente justo (relevância social) e economicamente viável.
         Não procura explicitar o referencial teórico, mas apenas ressaltar a importância da pesquisa no campo da teoria (não se faz aqui, portanto, a revisão da bibliografia e, deste modo, não há citações).
Metodologia
Como? Com quê? Onde? Quando?
A Metodologia é a descrição do caminho de investigação a ser percorrido e do instrumental a ser utilizado. Destacando-se as fontes com que o pesquisador poderá contar e os Procedimentos Metodológicos experimentais.
Com referência à natureza das fontes, destacamos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a pesquisa experimental e a pesquisa de campo.
- pesquisa bibliográfica: documentos impressos como livros, artigos, teses etc.
- pesquisa documental: documentos impressos sentido mais amplo: jornais, fotos, filmes, gravações, documentos legais – textos sem tratamento analítico.
-pesquisa experimental: manipulação experimental, pesquisador seleciona determinadas variáveis e testa suas relações funcionais, utilizando formas de controle.
- a pesquisa de campo: coleta de dados é feita nas condições naturais, sem a intervenção e manuseio por parte do pesquisador.

Ainda temos a pesquisa participante (observa as manifestações do sujeito e as situações vividas), pesquisa-ação (visa compreender e intervir na situação com vistas a modificá-la), estudo de caso (estuda um caso representativo de um conjunto de casos análogos), análise de conteúdo (análise de informações de um documento, trata-se de compreender criticamente o sentido oculto ou manifesto das comunicações).
Além disso, toda pesquisa pode ter uma abordagem quantitativa ou qualitativa; e, no que concerne aos objetivos, a pesquisa pode ser exploratória (busca levantar informações), descritiva ou explicativa (registra e analisa os fenômenos estudados, buscando identificar suas causas).

Cronograma do projeto:
Organizar atividades a serem realizadas e delimitar o tempo de conclusão do trabalho. Observar as etapas do processo e as atividades a serem realizadas distribuindo-as conforme o tempo disponível, inclusive para a redação final.

Referências bibliográficas:
A bibliografia pode e deve ser ampliada em todos os passos da pesquisa.                                                                      
Todas as referências devem ser citadas de acordo com a ABNT (NBR 6023).

Nenhum comentário:

Postar um comentário