Alunos do 5º semestre:
Iniciamos agora a confecção do Projeto do Trabalho de Graduação.
Abaixo há os elementos deste Projeto que terá dois momentos de entrega, em 08 de maio e em 12 de junho. A diferença entre os trabalhos a serem entregues é o estágio da pesquisa, portanto, tentem crescer a cada dia em direção ao objetivo delimitado por cada um de vocês.
Bom trabalho!
O Projeto de Trabalho de Graduação compreende uma das fases da
pesquisa.
Os elementos abaixo assinalados foram elaborados a partir da NBR
15287 da ABNT a qual trata de “Projeto de Pesquisa” (Válida a partir de 2011).
Segundo a norma em questão, o texto deverá ter as seguintes partes:
1.3.a. A estrutura formal do Projeto de Trabalho de Graduação.
Elementos pré-textuais
(contar, mas não numerar):
Capa
Folha de rosto.
Lista de ilustrações (não é obrigatória)
Lista de tabelas (não é obrigatória)
Lista de abreviaturas e siglas (não é obrigatória)
Lista de Símbolos (não é obrigatória)
Sumário
Elementos textuais:
Parte introdutória
Apresentação do tema do
projeto e do problema a ser abordado.
Hipóteses
(quando couberem)
Objetivos
Justificativa
Desenvolvimento:
Estrutura do Trabalho
Referencial Teórico
Metodologia
Recursos
Cronograma
do projeto
Resultados
Esperados e/ ou obtidos
Elementos pós-textuais:
Referências
bibliográficas
Glossário (não é obrigatório)
Apêndice (não é obrigatório)
Anexos (não é obrigatório)
Índice (não é obrigatório)
1.3.b. Explicação dos elementos do Projeto de Trabalho de Graduação.
1- Parte
introdutória/ Apresentação:
Esta
parte do projeto deve apresentação sintética da questão, com o objeto de
pesquisa, como ele se coloca (sua gênese e antecedentes). Observar também como
o objeto foi problematizado e, consequentemente, porque ele ainda precisa ser
pesquisado (finalidade do trabalho). Além disso, quais hipóteses serão
levantadas para resolver o problema e com quais elementos teóricos se pode
contar.
É
importante saber delimitar e circunscrever o tema para uma melhor realização da
pesquisa (observando o objeto e o problema da pesquisa).
Por
fim, observar se o tema está adequado às ideias de Inovação do setor.
Hipóteses e Objetivos:
Os objetivos
explicam a finalidade do Projeto, o que se pretende realizar. A qual pergunta o
projeto visa responder.
Objetivo geral: visão global
e abrangente do tema. O que se pretende alcançar com a pesquisa.
Objetivos específicos:
caráter mais concreto. Possibilita atingir o objetivo geral e aplicar este a
situações particulares.
Os objetivos
devem ser escritos com verbos no infinitivo e cada objetivo deve estar
claramente definido e delimitado.
Observar
se o problema significa a lacuna do conhecimento ou um conhecimento já
existente que se estudará a luz de novas teorias ou métodos, propondo-se um
novo recorte.
Analisar
as hipóteses (possíveis respostas) avançadas para a solução do problema.
Justificativa:
Adiantar
a importância e relevância do projeto e a contribuição que se espera dar com os
resultados da pesquisa, “justificando-se assim a relevância e a oportunidade de
sua realização, mediante o desenvolvimento do projeto.” (SEVERINO, 2007, p.
130).
É o local em que se expõe de maneira
sucinta, porém completa, as razões de ordem teórica e os motivos de ordem
prática que tornam importante e relevante a realização da pesquisa.
A pesquisa pode trazer contribuições
de ordem teórica: importante colocar o estágio em que se encontra a teoria
acerca do tema e as contribuições teóricas que a pesquisa pode trazer.
Observar ainda se o projeto demonstra
algum grau de transformação da realidade, elemento essencial para Inovação: o
projeto é ecologicamente correto (sustentabilidade), socialmente justo
(relevância social) e economicamente viável.
•
Não
procura explicitar o referencial teórico, mas apenas ressaltar a importância da
pesquisa no campo da teoria (não se faz aqui, portanto, a revisão da
bibliografia e, deste modo, não há citações).
2 - Desenvolvimento: Estrutura do Trabalho
Parte principal do texto,
que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções
e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método.
Referencial teórico (revisão bibliográfica/ revisão da
literatura).
Neste
momento, cabe ao autor referir-se a estudos anteriores já feitos sobre o tema e
assinalar as contribuições almejadas: “É o que se denomina de revisão de literatura, processo
necessário para que se possa avaliar o que já se produziu sobre o assunto em
pauta, situando-se, a partir daí, a contribuição que a pesquisa projetada pode
dar ao conhecimento do objeto a ser pesquisado.” (SEVERINO, 2007, p. 130).
Deve-se
observar também se a pesquisa bibliográfica agiu de maneira quantitativa e
qualitativa.
Metodologia
Como?
Com quê? Onde? Quando?
A
Metodologia é a descrição do caminho de investigação a ser percorrido e do
instrumental a ser utilizado. Destacando-se as fontes com que o pesquisador poderá contar e os Procedimentos
Metodológicos experimentais.
Com
referência à natureza das fontes, destacamos a pesquisa bibliográfica, a
pesquisa documental, a pesquisa experimental e a pesquisa de campo.
-
pesquisa bibliográfica: documentos impressos como livros, artigos,
teses etc.
-
pesquisa documental: documentos impressos sentido mais amplo: jornais, fotos,
filmes, gravações, documentos legais – textos sem tratamento analítico.
-pesquisa
experimental: manipulação experimental, pesquisador seleciona determinadas
variáveis e testa suas relações funcionais, utilizando formas de controle.
-
a pesquisa de campo: coleta de dados é feita nas condições naturais, sem a
intervenção e manuseio por parte do pesquisador.
Ainda
temos a pesquisa participante (observa as manifestações do sujeito e as
situações vividas), pesquisa-ação (visa compreender e intervir na situação com
vistas a modificá-la), estudo de caso (estuda um caso representativo de um
conjunto de casos análogos), análise de conteúdo (análise de informações de um
documento, trata-se de compreender criticamente o sentido oculto ou manifesto das
comunicações).
Além
disso, toda pesquisa pode ter uma abordagem quantitativa ou qualitativa; e, no
que concerne aos objetivos, a pesquisa pode ser exploratória (busca levantar
informações), descritiva ou explicativa (registra e analisa os fenômenos estudados,
buscando identificar suas causas).
Cronograma do projeto:
Organizar
atividades a serem realizadas e delimitar o tempo de conclusão do trabalho.
Observar as etapas do processo e as atividades a serem realizadas
distribuindo-as conforme o tempo disponível, inclusive para a redação final.
Resultados Esperados e/ ou obtidos:
Os
Procedimentos experimentais devem ser observar: datas, prospecção de gastos e
posterior escrita de relatórios.
As
pesquisas experimentais, assim como a pesquisa bibliográfica, poderão fazer com
que ideias sejam abandonadas e/ ou acrescentadas.
Os Relatórios
parciais devem fazer parte deste momento do projeto.
Os resultados
devem ser apontados, analisados e discutidos.
3- Conclusão
Parte final do texto, onde
o conteúdo corresponde aos objetivos ou hipóteses propostos para o
desenvolvimento do trabalho.
Referências
bibliográficas:
A
bibliografia pode e deve ser ampliada em todos os passos da pesquisa.
Todas as
referências devem ser citadas de acordo com a ABNT (NBR 6023).
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