sexta-feira, 24 de abril de 2015

5º sem.: Nova etapa do Trabalho de Graduação.

Alunos do 5º semestre: 
Iniciamos agora a confecção do Projeto do Trabalho de Graduação. 
Abaixo há os elementos deste Projeto que terá dois momentos de entrega, em 08 de maio e em 12 de junho. A diferença entre os trabalhos a serem entregues é o estágio da pesquisa, portanto, tentem crescer a cada dia em direção ao objetivo delimitado por cada um de vocês. 
Bom trabalho!

O Projeto de Trabalho de Graduação compreende uma das fases da pesquisa.
Os elementos abaixo assinalados foram elaborados a partir da NBR 15287 da ABNT a qual trata de “Projeto de Pesquisa” (Válida a partir de 2011). Segundo a norma em questão, o texto deverá ter as seguintes partes:

1.3.a. A estrutura formal do Projeto de Trabalho de Graduação.
Elementos pré-textuais (contar, mas não numerar):
Capa
Folha de rosto.
Lista de ilustrações (não é obrigatória)
Lista de tabelas (não é obrigatória)
Lista de abreviaturas e siglas (não é obrigatória)
Lista de Símbolos (não é obrigatória)
Sumário
Elementos textuais:
Parte introdutória
Apresentação do tema do projeto e do problema a ser abordado.
Hipóteses (quando couberem)
Objetivos
Justificativa
Desenvolvimento: Estrutura do Trabalho
Referencial Teórico
Metodologia
Recursos
Cronograma do projeto
Resultados Esperados e/ ou obtidos
Elementos pós-textuais:
Referências bibliográficas
Glossário (não é obrigatório)
Apêndice (não é obrigatório)
Anexos  (não é obrigatório)
Índice (não é obrigatório)

1.3.b. Explicação dos elementos do Projeto de Trabalho de Graduação.

1- Parte introdutória/ Apresentação:
Esta parte do projeto deve apresentação sintética da questão, com o objeto de pesquisa, como ele se coloca (sua gênese e antecedentes). Observar também como o objeto foi problematizado e, consequentemente, porque ele ainda precisa ser pesquisado (finalidade do trabalho). Além disso, quais hipóteses serão levantadas para resolver o problema e com quais elementos teóricos se pode contar.
É importante saber delimitar e circunscrever o tema para uma melhor realização da pesquisa (observando o objeto e o problema da pesquisa).
Por fim, observar se o tema está adequado às ideias de Inovação do setor.

Hipóteses e Objetivos:
Os objetivos explicam a finalidade do Projeto, o que se pretende realizar. A qual pergunta o projeto visa responder.
Objetivo geral: visão global e abrangente do tema. O que se pretende alcançar com a pesquisa.
Objetivos específicos: caráter mais concreto. Possibilita atingir o objetivo geral e aplicar este a situações particulares.
Os objetivos devem ser escritos com verbos no infinitivo e cada objetivo deve estar claramente definido e delimitado.
Observar se o problema significa a lacuna do conhecimento ou um conhecimento já existente que se estudará a luz de novas teorias ou métodos, propondo-se um novo recorte.
Analisar as hipóteses (possíveis respostas) avançadas para a solução do problema.

Justificativa:            
Adiantar a importância e relevância do projeto e a contribuição que se espera dar com os resultados da pesquisa, “justificando-se assim a relevância e a oportunidade de sua realização, mediante o desenvolvimento do projeto.” (SEVERINO, 2007, p. 130).
É o local em que se expõe de maneira sucinta, porém completa, as razões de ordem teórica e os motivos de ordem prática que tornam importante e relevante a realização da pesquisa.
A pesquisa pode trazer contribuições de ordem teórica: importante colocar o estágio em que se encontra a teoria acerca do tema e as contribuições teóricas que a pesquisa pode trazer.
Observar ainda se o projeto demonstra algum grau de transformação da realidade, elemento essencial para Inovação: o projeto é ecologicamente correto (sustentabilidade), socialmente justo (relevância social) e economicamente viável.
         Não procura explicitar o referencial teórico, mas apenas ressaltar a importância da pesquisa no campo da teoria (não se faz aqui, portanto, a revisão da bibliografia e, deste modo, não há citações).

2 - Desenvolvimento: Estrutura do Trabalho
Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método.
Referencial teórico (revisão bibliográfica/ revisão da literatura).
Neste momento, cabe ao autor referir-se a estudos anteriores já feitos sobre o tema e assinalar as contribuições almejadas: “É o que se denomina de revisão de literatura, processo necessário para que se possa avaliar o que já se produziu sobre o assunto em pauta, situando-se, a partir daí, a contribuição que a pesquisa projetada pode dar ao conhecimento do objeto a ser pesquisado.” (SEVERINO, 2007, p. 130).
Deve-se observar também se a pesquisa bibliográfica agiu de maneira quantitativa e qualitativa.

Metodologia
Como? Com quê? Onde? Quando?
A Metodologia é a descrição do caminho de investigação a ser percorrido e do instrumental a ser utilizado. Destacando-se as fontes com que o pesquisador poderá contar e os Procedimentos Metodológicos experimentais.
Com referência à natureza das fontes, destacamos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a pesquisa experimental e a pesquisa de campo.
- pesquisa bibliográfica: documentos impressos como livros, artigos, teses etc.
- pesquisa documental: documentos impressos sentido mais amplo: jornais, fotos, filmes, gravações, documentos legais – textos sem tratamento analítico.
-pesquisa experimental: manipulação experimental, pesquisador seleciona determinadas variáveis e testa suas relações funcionais, utilizando formas de controle.
- a pesquisa de campo: coleta de dados é feita nas condições naturais, sem a intervenção e manuseio por parte do pesquisador.

Ainda temos a pesquisa participante (observa as manifestações do sujeito e as situações vividas), pesquisa-ação (visa compreender e intervir na situação com vistas a modificá-la), estudo de caso (estuda um caso representativo de um conjunto de casos análogos), análise de conteúdo (análise de informações de um documento, trata-se de compreender criticamente o sentido oculto ou manifesto das comunicações).
Além disso, toda pesquisa pode ter uma abordagem quantitativa ou qualitativa; e, no que concerne aos objetivos, a pesquisa pode ser exploratória (busca levantar informações), descritiva ou explicativa (registra e analisa os fenômenos estudados, buscando identificar suas causas).

Cronograma do projeto:
Organizar atividades a serem realizadas e delimitar o tempo de conclusão do trabalho. Observar as etapas do processo e as atividades a serem realizadas distribuindo-as conforme o tempo disponível, inclusive para a redação final.

Resultados Esperados e/ ou obtidos:
Os Procedimentos experimentais devem ser observar: datas, prospecção de gastos e posterior escrita de relatórios.
As pesquisas experimentais, assim como a pesquisa bibliográfica, poderão fazer com que ideias sejam abandonadas e/ ou acrescentadas.
Os Relatórios parciais devem fazer parte deste momento do projeto.
Os resultados devem ser apontados, analisados e discutidos.

3- Conclusão
Parte final do texto, onde o conteúdo corresponde aos objetivos ou hipóteses propostos para o desenvolvimento do trabalho.

Referências bibliográficas:
A bibliografia pode e deve ser ampliada em todos os passos da pesquisa.                                                                      

Todas as referências devem ser citadas de acordo com a ABNT (NBR 6023).

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